Melhoria Contínua

MELHORIA CONTÍNUA

A dica de carreira de hoje é sempre tentar melhorar, ou seja, aplicar a melhoria contínua em seu processo de desenvolvimento de software, tecnologia que você domina e em tudo que você faz.

Vou contar uma história rapidinho para vocês terem uma ideia de onde eu quero chegar e porque essa dica é tão importante.

Temos um cliente que pegamos um projeto já caminhando e sempre acontecia um problema. Iamos migrar o código de um servidor de desenvolvimento para um servidor de production e acontecia um monte de problemas, então entrava uma pessoa no servidor de produção e fazia uma alteração. Tudo que acontece eu anoto ou presto atenção para tentar uma forma melhor de fazer. Por exemplo, neste cliente conseguimos achar que o grande problema era que o código não passava de versões. Com isso, um dos primeiros itens que trabalhei foi organizar a ‘casa’, obviamente entramos para corrigir um monte de bugs emergenciais e agora estamos em uma melhoria contínua.

A melhoria pode ter estágios, não precisa melhorar para o software dos sonhos de primeira. Quando um processo está complicado, é importante para a sua carreira que você consiga resolver o problema. Isso é até um treino, afinal, para treinar resolver problemas, você tem que resolvê-los, mesmo se você não tem autoridade para alterar o projeto, imagine as soluções que você poderia aplicar.

Então, a melhoria contínua é dar soluções novas para problemas que estão acontecendo no software. É uma obrigação, pois mostra que você é um DEVPLENO, ou seja, que tem a capacidade além do que você foi designado.

Curta o DevPleno no Facebook, inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!