Json-server – Como criar uma REST API para testes de forma simples

JSON-SERVER

Neste hands-on onde vou mostrar uma ferramenta que é bastante interessante no dia a dia, o Json-server. Primeiro vamos instalar:

O que ele faz?

Muitas vezes estamos criando uma aplicação apenas front-end, como React ou Angular e ele é uma rest API para podermos testar, trazer dados, alterar esses dados, etc. Ele permite que a gente faça isso de uma forma muito simples.

Vou criar um novo arquivo, por exemplo db.json, e dentro dele vou colocar o seguinte:

Criamos uma base de produtos onde tenho uma bicicleta com o ID 1. Com isso posso ir por exemplo no Shell e escrever:

Ele retorna que já temos um recurso, que é:

Esse produto é o key que foi criado, que seria como se fosse nosso banco de dados. Se abrirmos o Postman para testar, podemos colar essa url e dar um get, ele irá retornar nosso json.

Então podemos fazer uma requisição em jQuery, por exemplo, que ele já baixa. O mais legal é que podemos criar um produto novo copiamos o retorno do nosso get:

E depois mudamos o parâmetro para post e vamos postar um produto com ID 2. No body, temos que colocar que ele será em Raw

Se clicarmos em Send e voltarmos a dar um Get, ele retorna os dois produtos, então eu consigo criar um registro e retornar esse registro apenas fazendo isso. Podemos também fazer com um ID direto dessa maneira:

Ele retornará apenas o ID 1.

Perceba que ele transforma um Json em um banquinho de dados para podermos testar. À medida que vamos trocando, percebemos que o Json vai mudando também, então podemos criar essas alterações de uma forma persistida.

Use bastante, é uma ótima forma para poder ilustrar que está havendo uma comunicação com o servidor, e ele também é muito flexível, já vem com os métodos do HTTP implementados, então se quisermos excluir, podemos também. Não dá para usar em produção, seria muito inseguro, mas é possível para prototiparmos uma interface ou quem sabe um aplicativo móvel.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!