Hoje eu trago uma dica que eu utilizo bastante com a minha equipe que é quando temos ainda uma fonte de dados para fornecer para um front-end, por exemplo, quando estamos construindo um SPA (geralmente essa aplicação precisa consumir dados) e quando não temos uma API pronta, temos uma possibilidade para trabalhar sem depender do back-end.
Nós utilizamos algumas API's falsas para trazer os dados, porque basicamente se a gente executar uma interface qualquer de um sistema, é possível baixar uma lista de clientes, pedidos etc. Se a aplicação for construída da maneira correta, vai ser só uma questão de trocar a camada que faz esse carregamento para refletir os dados reais da sua aplicação. Esse tipo de coisa é muito bom para acelerar o desenvolvimento e deixar um pouco mais flexível a parte do front-end.
Eu vou mostrar dois exemplos: primeiramente temos o Json Place Holder e também temos o SWAP, eu criei um arquivo index apenas para testarmos, a ideia é que ao invés de consultarmos os dados no nosso servidor que ainda não existe ou não está pronto, nós vamos consultar dados desses sites:
<html>
  <body>
    <h1> testing API</h1>
    <pre id='contents'></pre>
    <script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/3.1.1/jquery.min.js'></script>
    <script>
      $(function()
      {$.get('https://jsonplaceholder.typicode.com/posts', function (data) {
        $('#contents').html(JSON.stringfy(data))
      })})
    </script>
  </body>
</html>
Com isso ele já retorna todos os posts. Se olharmos em network, ele já foi lá, bateu no servidor deles e retornou a lista de posts. Eu posso trabalhar essa lista de posts por exemplo:
<html>
  <body>
    <h1> testing API</h1>
    <div id='contents'></div>
    <script src='https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/3.1.1/jquery.min.js'></script>
    <script>
      $(function()
      {$.get('https://jsonplaceholder.typicode.com/posts', function (data) {
        data.forEach(function (post) {
          $('#contents').append('<h1>' + post.title + '</h1>')
        })
      })})
    </script>
  </body>
</html>
Lembrando que isso não é uma boa prática, mas como é apenas para intuito de aprendizado, então estou fazendo dessa forma. Perceba que ele tem um body também caso queira:
$('#contents').append('<h2>' + post.title + '</h2>')
$('#contents').append('<div>' + post.body + '</div>')
Por exemplo, caso você esteja fazendo uma lista de pedidos ou clientes, pode utilizar esses dados para simular como a aplicação vai se comportar com os dados. Deve haver outras opções mas essas são duas que eu utilizo bastante, funciona muito bem e agiliza muito o desenvolvimento no front-end.
Confira o video:
Deixe seu cometário, curta o 
DevPleno no Facebook, 
inscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades. Abraço!