Módulo MS – Convertendo timestamps

MS - CONVERTENDO TIMESTAMPS

O hands-on de hoje é bem curto, apenas para mostrar um módulo que achei bastante interessante e funciona tanto para Node quanto para Browser. Esse módulo se chama MS e faz a conversão de qualquer formato para milissegundo e vice-versa. Primeiramente precisamos adicionar as dependências:

yarn add ms

Em um arquivo qualquer, no meu caso criei um chamado timestamp, vamos fazer alguns testes:

const  ms = require('ms')

A forma como ele funciona é bastante interessante porque, por exemplo, se passarmos um valor inteiro para ele, ele já converte para uma string:

console.log(ms(100000))

Vai ser retornado o valor de 2m. Lembrando que ao contrário ele também faz:

console.log(ms('1d'))

O resultado será 86400000. Além disso, ainda podemos fazer algo bem interessante:

console.log(ms(100000){

long: true

})

Assim, ao invés de falar a inicial, ele trará o nome completo ‘minutes’. Isso é muito útil principalmente quando queremos saber delta de tempo, quando temos dois timestamps com milissegundos e queremos achar a diferença entre eles.

Uma coisa bastante comum é utilizar o timestamp desde a era linux, tudo que fazemos é em relação a essa data. Só por curiosidade, eu achei o MS quando estava procurando coisas sobre JWT e uma das formas de passar a validação do token é através de uma string curta.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebookinscreva-se no canal e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para não perder as novidades.  Abraço!