Como manter-se motivado

motivado

A dica de hoje foi baseada em uma pergunta de um inscrito do canal, a pergunta foi a seguinte:

Como eu consigo me manter motivado a fazer um projeto?

A primeira coisa que precisamos saber e aceitar é que nem sempre vamos ter 100% de motivação, vão haver altos e baixos e isso é normal. Vão existir dias em que você não vai estar conseguindo focar em seu objetivo. O importante é conseguir estar consciente disso e perceber que está fugindo daquilo que é seu objetivo. Quando começar a perceber isso, existem algumas formas de voltar a ter motivação:

Eu vou passar dois pontos que eu acredito que fazem bastante diferença. Toda vez que percebo que estou perdendo motivação, eu utilizo dessas técnicas para me motivar.

A primeira delas é a transformação que meu trabalho faz na vida das pessoas, esse é um dos motivos principais que me mantém muito motivado. Por exemplo, você ler isso já é um gatilho motivacional que eu uso para me motivar a fazer cada vez mais coisas.  Ache esse seu gatilho e você vai perceber que as chances de perder o foco são menores.

A segunda delas é que quando você está se sentindo um pouco desmotivado, tente fazer algo que te dê uma pequena vitória. Por exemplo, se você não está entendendo uma tecnologia muito complexa e não está conseguindo ver resultado, tente fazer algo com essa tecnologia, nem que seja um ‘olá mundo’, que te dê uma sensação de vitória.

Ao invés de focar em um objetivo grande, foque em um pequeno passo naquele objetivo, isso vai te ajuda a manter mais motivado.

Essas duas dicas eu uso para me manter motivado, espero que isso também te ajude a se manter assim.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Curta o DevPleno no Facebook, se inscreva no canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!