cmder: Turbine seu cmd no Windows

cmder: Turbine seu cmd no Windows

Tulio Faria
Tulio Faria13 de outubro de 2016
Olá pessoal, hoje vai uma dica interessante para quem desenvolve no windows (sim, eu ainda me incluo neste grupo, mas logo logo estarei de mudança :)).
Eu fico bastante irritado com o cmd padrão do windows. Simplesmente porque tudo nele é meio burocrático de se fazer (aka copiar saídas, etc). Bom, resolvi então buscar uma solução, e uma das que estou utilizando atualmente e estou gostando muito é o Cmder.
Bom, começando pela interface:
Interface do Cmder
Achei muito bacana esse efeito translucido, mas além de ser só um corpinho bonito, ele realmente é muito funcional e ajuda bastante na produtividade. Alguns pontos que já me chamaram a atenção:
1 – Várias abas Basta utilizar o atalho: Shif+Alt+1 para adicionar uma aba do CMD, ou Shit+Alt+2 para uma do PowerShell. Ah, e elas ficam todas organizadinhas na parte de baixo da interface (quem já teve que lidar com um zilhão de cmd´s abertos ao mesmo tempo no windows sabe como isso é um grande avanço).
2 – Copiar e colar Copiar e colar no cmd padrão é bem complicadinho. Você não consegue selecionar o texto diretamente. Já no cmder basta selecionar o texto que você quer que ele já copia. Se quiser colar, basta clicar com o botão direito do mouse.
3 – Cmd on esteroids O cmder utiliza um “enhancer” para ampliar os comandos disponíveis no shell. Inclusive com SSH, CURL, VI e grep 🙂
4 – Isso é só o começo Recomendo vocês a entrarem nas preferências do Cmder (clicando no title com o botão direito) ou pressionando win+alt+p, e o personalizar ainda mais (aumentar a fonte entre outros). É possível também configurar como novas abas serão abertas. Vale a pena explorar 🙂
Eu explorei alguns destes itens, porém, só com o básico já ganhei bastante produtividade, acredito que vocês também ganharão. Até a próxima dica 😉
Curta o DevPleno no Facebook, se inscreva no canal no YouTube e cadastre seu e-mail para não perder as atualizações. Abraço!
Tulio Faria
Autor
Tulio Faria13 de outubro de 2016

Últimas do Blog